Saiba como investir na compra de casa para arrendar
22.07.2024Tem algum dinheiro que gostava de investir em imobiliário? Saiba se é uma boa opção para si, o que precisa para comprar casa para arrendar e algumas dicas para tornar este sonho uma realidade.
Será que comprar casa para arrendar é um bom investimento?Se pretende investir em imobiliário, é importante estar consciente dos riscos que corre. É por isso importante que peça aconselhamento personalizado a um especialista de crédito e faça uma simulação no site da MaxFinance, de forma a conseguir as melhores condições para o seu investimento. Na aquisição de habitação, seja a primeira casa ou a segunda habitação, há inúmeros gastos inerentes à compra de um imóvel.
São várias as despesas que tem no momento da compra, mas que devem ser consideradas se está a pensar em comprar casa para arrendar como o valor da entrada, como a avaliação do imóvel e despesas processuais relacionadas com a contratação de um crédito; as despesas da escritura; as taxas de registo na conservatória do registo predial; o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT); o Imposto do Selo sobre o preço da casa e sobre o montante emprestado pelo banco; e ainda outros custos, como o certificado energético, obras necessárias para tornar a casa habitável, a compra de mobiliário e eletrodomésticos, ou a ligação às redes de água, gás e eletricidade.
Existem outras despesas fixas que todos os proprietários têm, como as prestações do empréstimo bancário, os seguros, as despesas com o condomínio e o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Além das despesas comuns de quem é proprietário de um imóvel, os senhorios têm obrigações e despesas adicionais, que também devem ser consideradas se está a pensar comprar casa para arrendar como comunicar contrato de arrendamento às finanças; emitir recibo de renda eletrónico; despesas relativas a condomínios; pagamento de imposto sobre as rendas recebidas; e ainda obras de conservação do imóvel.
DICAS
Investigar o mercado imobiliário
É particularmente importante conhecer o valor das casas, o preço médio das rendas da zona onde pretende investir, os pontos fracos e fortes que podem, ou não, ajudar a arrendar a casa, assim como a facilidade com que os imóveis são arrendados.
Fazer simulação de crédito à habitação
Este passo é fundamental para ter uma noção do valor da prestação mensal que ficará a pagar ao banco, incluindo todas as despesas fixas mensais inerentes, como os seguros.
Fazer contas aos custos além da prestação mensal
As despesas de quem tem uma casa e as obrigações particulares dos senhorios devem ser equacionadas quando está a ponderar tomar esta decisão.
Definir o valor da renda
Ao estipular quanto irá cobrar de renda, deve equacionar os custos fixos, como o IMI, despesas de condomínio e prestação mensal do crédito à habitação, seguros multirriscos e vida, incluindo o valor de alguns meses de desocupação para que garantir que seja rentável.