Conclusões e Recomendações Unipessoal, Lda

Casa Aberta: venda na hora a clientes com crédito pré-aprovado

26.05.2022
Imobiliário

Os intermediários de crédito qualificam os clientes antes das visitas à Casa Aberta.

​​​​​​​

Há muitas maneiras de promover os imóveis, uma delas é a Casa Aberta ou Open House. Mas, o que é e como funciona uma Casa Aberta? No final da leitura deste artigo ficará a conhecer quais são as vantagens para o comprador e para o vendedor e porque é que através da Casa Aberta a venda do imóvel se realiza a um preço superior.

A venda de um imóvel é considerada desinvestimento por parte do proprietário. A Casa Aberta é um modelo de promoção imobiliário que nasceu nos EUA e que já ganhou adeptos na Europa, em geral, e em Portugal, em particular.

Em oposição ao investimento, que significa a compra de ativos, o desinvestimento é o processo de venda de ativos, por exemplo, uma casa, para ganhar mais-valias ou para financiar a aquisição de um novo imóvel. Do outro lado está um comprador que pretende investir na aquisição de uma casa própria ou simplesmente num imóvel.

Como funciona o modelo Casa Aberta?

Através de uma Casa Aberta, geralmente promovida por imobiliárias, a casa fica literalmente aberta, numa determinada data, para permitir a visita de potenciais compradores sem marcação. Nesse mesmo dia, os clientes interessados apresentam as suas propostas em envelope fechado, podendo o negócio ser concretizado rapidamente.

Para que os visitantes certos estejam presentes, a imobiliária apresenta previamente a casa aos seus mediadores imobiliários que trabalham na zona. Deste modo, na data marcada, os mediadores acompanham clientes da sua carteira que, com maior probabilidade, vão fazer a sua oferta.

Este modelo de promoção é particularmente eficaz quando existe escassez de oferta. Deste modo, as propostas e venda do imóvel são tendencialmente mais elevadas do que no modelo asking price.

Os mediadores imobiliários levam consigo potenciais clientes que, para o efeito, já percorreram o caminho da pré-aprovação do crédito, muitas vezes com recurso a intermediários de crédito, para aumentar as probabilidades de ficar com a casa.

Além disso, quem pretende vender um imóvel para, com esse capital, adquirir uma outra casa, especialmente se já a encontrou, também reunirá as condições para ser um cliente qualificado para a aprovação de crédito. Pode também recorrer a um intermediário de crédito para que este lhe encontre a melhor solução no mercado.

Como preparar uma Casa Aberta?

A Casa Aberta é um modelo diferente para fazer algo novo e aproveitar o mercado. Os consultores imobiliários reúnem os conhecimentos para fazer desta iniciativa um sucesso, sem sobressaltos e em segurança.

A promoção é tratada pela imobiliária que irá distribuir folhetos nas imediações, colocar material promocional na zona e mesmo na casa. Esta deverá também promover a iniciativa em redes sociais e nas suas páginas web, com texto, imagens e por vezes vídeos. Os consultores imobiliários irão ainda contactar os clientes da sua carteira que procuram um imóvel com as características do seu.

Naturalmente irão visitar a casa outros potenciais clientes, sem marcação. Aproveite para chamar também os seus amigos e conhecidos. Quem sabe o potencial comprador está mais perto do que pensava?

Como tornar a casa mais cativante?

Os profissionais do setor têm ferramentas para tornar o evento um sucesso. Nem descuram o dia perfeito. Eles sabem se é melhor fazer o evento no verão ou no inverno, num feriado ou num dia útil.

Estudam a localização do imóvel e preparam a casa para receber os potenciais clientes no dia e hora marcados para a Casa Aberta. Verificam se, no interior da habitação, está tudo limpo, arrumado, decorado e atrativo. E, no dia, acompanham os visitantes.

Pode ser disponibilizada uma «carta de apresentação» da casa, acompanhada de uma fotografia, folhetos para distribuir no dia aos interessados, além do cartão de visita do promotor.

O dossier para entregar aos clientes mais interessados pode incluir a planta do imóvel e as condições especiais preparadas para quem fizer a reserva nesse mesmo dia: descontos, oferta de serviços.

Convém ter um beberete e doces e salgados à disposição dos visitantes, afinal, o objetivo é que o candidato a comprador se sinta confortável naquela que poderá vir a ser a sua casa. E, porque não, música ambiente?

Atenção à segurança!

Sabendo que as pessoas são, à partida, honestas, convém não descurar a segurança do imóvel. Se a casa tiver recheio, é recomendável contratar serviços de segurança.

E como a segurança não passa apenas pelos amigos do alheio, lembre-se de ter uma caixa de primeiros-socorros.

O proprietário deve ausentar-se

O proprietário tem pouco mais que uma tarefa. Pode soar-lhe difícil, mas pode ditar o sucesso da iniciativa. O proprietário e o seu agregado familiar não devem estar presentes no dia da Casa Aberta. Nem os seus animais de companhia. Será um dia diferente para a sua casa e também para si. 

Como garantir visitas de clientes qualificados?

Para se certificar que o negócio é concretizado, os consultores imobiliários têm cuidados adicionais na seleção dos clientes que levam para conhecer o imóvel. Antes da visita, os clientes são qualificados por intermediários de crédito e têm na sua posse créditos pré-aprovados até determinado montante. Desta forma, caso o cliente faça a oferta mais elevada e o negócio se concretize, o processo de compra e venda é mais rápido, pois aquando da apresentação da sua proposta o cliente assinala que tem o crédito aprovado.

Os intermediários de crédito recomendam que, mesmo quando há a possibilidade de pronto pagamento, se recorra a um pequeno crédito para que o comprador não se fique totalmente descapitalizado.

Para ter esse pré-aprovação, o cliente tem ao seu dispor os serviços da MaxFinance. Os intermediários de crédito vinculados da MaxFinance podem encontrar a melhor solução para si dentro da oferta disponível no mercado. Também o vendedor pode recorrer aos serviços da MaxFinance quando for concretizar a aquisição de um outro imóvel.

share