Conclusões e Recomendações Unipessoal, Lda

O que precisa saber sobre franchising

17.03.2023
Outros

Tem espírito empreendedor e gostava de ter o seu próprio negócio?


O franchising pode ser uma oportunidade capaz de unir o melhor de dois mundos: a possibilidade de trabalhar por conta própria e ao mesmo tempo apostar num modelo de negócio já comprovado, minimizando o risco do investimento.

O QUE É UM FRANCHISING?

“O conceito de franchising define-se como uma relação de cooperação de longa duração entre duas entidades, jurídica e financeiramente independentes, o franchisado e o master franchising. Desta forma, a base deste relacionamento assenta na cooperação e colaboração entre a empresa detentora da marca, o master franchising, e os seus franchisados”, pode ler-se no site franchisingeoportunidades.pt

Esta parceria é estabelecida através de um acordo contratual, em geral para um determinado período de tempo, em que o Master Franchising concede ao franchisado o direito de usar uma ideia de negócio já desenvolvida e testada, o que pode incluir o uso da marca, os produtos, serviços e tecnologias, bem como outros apoios por exemplo ao nível operacional ou comercial. 

António Pinto Monteiro, especialista em direito comercial, citado pela Associação Portuguesa de Franchising, define o franchising como um “contrato mediante o qual o produtor de bens e/ou serviços concede a outrem, mediante contrapartidas, a comercialização dos seus bens, através da utilização da marca e demais sinais distintivos do primeiro e em conformidade com o plano, método e diretrizes prescritas por este, que lhe fornece conhecimentos e regular assistência”.

QUAIS AS VANTAGENS DE ABRIR UM FRANCHISING?

Para além de quem opta por um franchising ter a oportunidade de utilizar uma marca facilmente reconhecida pelos consumidores, existem algumas outras vantagens se compararmos com a criação de um negócio de raiz. Ter um franchising é diferente de começar do zero, porque o conceito de negócio já foi testado, o empreendedor tem acesso a um know-how especializado e a formação que lhe vai permitir obter a maior rentabilidade possível. Desta forma, conseguirá evitar os erros habituais de quem está a começar numa startup.

Uma outra vantagem, a nível económico, é que o franchisado poderá beneficiar do poder das economias de escala, ganhando poder negocial na aquisição de materiais, bem como no acesso a fornecedores e serviços. No caso das startups os empreendedores têm que negociar sem este apoio e assim acabam por obter condições menos benéficas, sendo que alguns fornecedores rejeitam empresas recentes ou sem faturação elevada.

POR ONDE COMEÇAR?

Se não tem experiência no mundo dos negócios, a ajuda especializada pode ser fundamental, mas existem orientações gerais que podem servir de guia para começar a ter algumas ideias sobre os passos a seguir.

Faça uma autoavaliação

Antes de qualquer grande decisão é importante refletirmos. Se o assunto envolve investimento acertar no caminho é fundamental. Um empresário deverá ser resistente, ter capacidade de se adaptar às exigências do negócio e também à instabilidade de trabalhar por conta própria.  Por um lado, deixa de ter um patrão a quem responder e um horário fixo, por outro para o sucesso do negócio, pelo menos numa fase inicial, é provável que tenha necessidade de trabalhar mais horas. Não se esqueça igualmente que não vai ter um ordenado fixo todos os meses.  Como estão as suas finanças? Consegue ter capital disponível para dar início ao negócio ou vai ter que pedir um empréstimo? Terá capacidade para pagar o crédito? Estas são apenas algumas das questões a que terá de responder antes de tomar a decisão de iniciar um negócio.

Decisão informada

Pesquisar e reunir diferentes perspetivas sobre franchising é muito importante para a tomada de decisão. Não se precipite e recolha o máximo de informação sobre o tema. Pode pesquisar na Internet, comprar revistas especializadas ou até contactar a Associação Portuguesa de Franchising (AFP). Converse com outros franchisados, porque são as melhores pessoas para lhe transmitirem o que é ter um negócio deste tipo no terreno. Sem ser demasiado intrusivo, pode explicar que está a pensar aventurar-se, que se encontra a recolher informações e que gostaria de saber como tudo funciona. Mesmo que algumas pessoas se possam demonstrar indisponíveis para conversar é importante que não salte este passo, na medida em que esta será uma das formas mais seguras de obter informações sobre experiências reais

Pontos fundamentais: setor de atividade, localização e financiamento

Para se lançar num negócio próprio deverá escolher a área do seu interesse e fazer uma análise de mercado. Analise o setor em concreto e estude com afinco a concorrência. Como este é um investimento não só de dinheiro, mas também de tempo, é importante que escolha algo com que se identifique, que esteja relacionado com as suas competências e que se adapte às suas rotinas. Depois de escolher a marca à qual gostaria de se associar, analise o histórico da empresa, os sócios, os serviços que disponibiliza enquanto franchisador, valores que cobra aos franchisados e todas as demais informações relevantes para o negócio.

Para além destas questões, a localização é também um ponto crucial. O sítio onde se situa o negócio pode fazer toda a diferença para o sucesso. Tenha também em atenção as necessárias aprovações para o espaço.

Fazer as contas ao dinheiro é igualmente imprescindível. Calcule quanto financiamento necessita até começar a ter lucro. Segundo os especialistas, o ideal é ter pelo menos 30% a 50% do capital necessário

Por fim, na altura de assinar o contrato faça-se acompanhar de um advogado especialista neste tipo de acordos. Desta forma, ficará mais seguro sobre todos os pontos que constam no contrato, uma vez que por norma este é um documento extenso, complexo e com vocabulário específico.

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